Professor e ativista colombiano percorre o rio Amazonas desde o Peru em expedição para conscientizar a população sobre a poluição por plástico nos rios
Manaus – Wilber Honório Muñoz, 45, mais conhecido como homem-peixe, chegou a Parintins de uma forma bem inusitada: nadando. Após 250 dias, o professor e ativista colombiano chegou à Ilha da Magia saindo da cidade de Cusco, no Peru, entrando no Brasil por Tabatinga e seguindo a calha do rio Amazonas, com destino final em Belém do Pará.
A ação do atleta e ativista faz parte da expedição “Amazonas a pulmón”, que visa à conscientização da população mundial sobre o lixo plástico nos rios. Segundo Honório, a ideia da expedição é trabalhar a conscientização da população sobre o cuidado com os rios do planeta.
Durante a chegada a Parintins, o colombiano destacou que decidiu unir duas de suas maiores paixões: a natação e a preservação ambiental. A estratégia, segundo ele, é utilizar a própria travessia como uma forma de chamar a atenção das pessoas para os impactos causados pela poluição dos rios.“Eu sou nadador e ensino crianças, sou licenciado em educação física e sou fascinado pelo meio ambiente, então combinei as duas coisas: nadar para chamar atenção e deixar uma mensagem a todas as crianças do mundo para que tenham o pensamento de não contaminar nem jogar lixo nos rios”, afirmou.
O ativista reconhece que a mudança de comportamento não acontece de forma rápida, mas acredita que ações de conscientização podem contribuir para transformar a relação das pessoas com os rios ao longo do tempo.“Eu sei que não vai mudar nada agora, sei que é complicado, é um trabalho que leva tempo, mas desejo deixar essa mensagem para todos sobre não jogar lixo plástico nos rios”, disse.
Em clima de Festival de Parintins, Honório revela que ainda não escolheu um lado na tradicional disputa entre os bois Caprichoso e Garantido e pretende conhecer melhor a cultura local antes de tomar uma decisão.“Ainda não tenho um boi escolhido, quero viver a experiência, visitar o povo, falar com as pessoas, conhecer a cultura e mais tarde tomar essa decisão”, finalizou.
O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) de Parintins acompanhou a chegada de Honório à Ilha da Magia e afirmou que a Prefeitura irá disponibilizar a estadia para o atleta, que depende sempre de ajuda para se instalar nas cidades por onde passa.
“É um prazer receber Honório aqui em Parintins, um cara que vem praticando um esporte que é o nado, nadando e visitando várias cidades com o objetivo de propagar uma mensagem pelo meio ambiente. Recebendo aqui a orientação do prefeito Matheus Assayag, a gente está aqui para justamente disponibilizar para ele a estrutura de alojamento, até o dia que ele ficar aqui na cidade de Parintins”, declarou o secretário.
Fonte: acrítica.com